• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Graças à literatura, a fé amplifica a voz

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Janeiro 2020

"É uma responsabilidade urgente e muito séria da Igreja, de todos os crentes, reativar processos culturais que desemboquem na criação de códigos e chaves de leitura do presente, hermenêutica e simbolicamente consistentes e vitais, que respondam às sofisticadas solicitações feitas pela história contemporânea", escreve José Tolentino de Mendonça, cardeal arquivista e bibliotecário da Santa Sé, em artigo publicado por Avvenire, 31-12-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

La Civiltà Cattolica completa 170 anos e volta a publicar textos poéticos.

A literatura é um grande telescópio voltado para a vida, uma ferramenta prodigiosa para a leitura da experiência individual e coletiva, histórica e interior, tanto na dimensão particular quanto na universal.

Quem ignora sua literatura não entende verdadeiramente uma determinada tradição cultural. Não entende o ser humano, em sua universalidade, quem ignora os testemunhos poéticos pelos quais passou ao longo dos milênios.

Além do abismo temporal que os separa, o homem contemporâneo não deixa de se reconhecer na dor de Heitor e Gilgamesh, no amor apaixonado de Jacó por Raquel, na justiça do castigo cômico do Miles gloriosus.

Na concretude incomparável com a qual nos restitui a particularidade cultural, social e histórica dos mundos que explora, a arte dá expressão, com força igualmente incomparável, ao seu pertencimento a uma única grande família, evidenciando aquela unidade profunda da alma que faz da história humana um todo, tecido a partir de um único denominador comum, e não um aglomerado centrífugo e caótico de histórias incomunicáveis entre si. Para isso, ainda precisamos de literatura, não como um ornamento agradável porém, no final das contas, supérfluo, do nosso habitat espiritual, mas como uma estrutura de sustentação, um código de sobrevivência de nosso estar no mundo. Um dos dramas do cristianismo e das religiões do nosso tempo, é o crescente deslocamento de sua autocompreensão fora do horizonte da literatura: cada vez menos a prática religiosa contemporânea recorre à literatura para articular suas representações de fé, e cada vez menos a literatura recorre ao seu discurso como recurso de sentido.

Portanto, é uma responsabilidade urgente e muito séria da Igreja, de todos os crentes, reativar processos culturais que desemboquem na criação de códigos e chaves de leitura do presente, hermenêutica e simbolicamente consistentes e vitais, que respondam às sofisticadas solicitações feitas pela história contemporânea. É um problema de conteúdo, mas antes mesmo de racionalidade, de linguagens. E é um problema de discernimento, mas antes mesmo da maternidade. Somente se a Igreja conseguir recuperar a capacidade de ser uma fonte, em todos os campos da racionalidade humana, começando por aquela artística, será posta novamente em movimento a indispensável dinâmica criativa entre fé e cultura. Com muita frequência, no passado, a Igreja concebeu defensivamente a relação entre fé e cultura como a de uma hegemonia, de um direito de controle e sanção em nome de uma verdade de fé simplificada como verdade cultural. Recuperar a dinâmica generativa e não mecanicamente judicial dessa relação, restaurar a maternidade da Igreja, significa acolher incondicionalmente não apenas a reciprocidade dialógica, mas a assimetria do serviço, da iniciativa gratuita e eventualmente não correspondida, própria do amor.

Discernimento, escuta, proposta são todos momentos essenciais do diálogo entre fé e cultura, entre fé e literatura, que, para serem frutíferos, devem ser conjugados em uma disposição mais fundamental de amor, em uma vontade incondicional de encontro.

Quem ama busca a proximidade do outro, busca a sua presença. Amar a cultura, a criação artística, a literatura significa procurá-las lá onde estão, correr o risco do contato. Os textos são o corpo da literatura e, sem a presença direta e sem mediação, o diálogo permanece estéril e irreal.

Portanto, é muito importante que nas páginas de uma revista como a La Civiltà Cattolica, a mais antiga revista italiana - mais antiga do que a própria Itália politicamente unida – abra seu caminho, ao lado das tradicionais leituras de textos, também a textos a serem traduzidos em leitura, poesias e prosa curta: histórias para amar e, portanto, decifrar, palavras poéticas a serem convertidas em palavras hermenêuticas, na cadeia inesgotável do sentido. É um passo na direção correta, uma assunção de responsabilidade no grande empenho de fazer nascer algo de que não apenas a Igreja, mas toda a sociedade, desesperadamente precisa: não uma literatura cristã, que pertença a um modelo de civilização do passado, mas uma literatura que faça da fé cristã, em sua articulação eclesial - de fontes, de tradição e de comunidade - um recurso de sentido para a humanidade do nosso tempo.

 

Leia mais

  • O belo e o verdadeiro. A tensa e mútua relação entre literatura e teologia. Revista IHU On-Line, Nº. 251
  • A arte de rezar. Reflexão de José Tolentino de Mendonça
  • Deus não está morto: a literatura o ressuscita
  • Teologia e literatura na superação do absurdo. Entrevista especial com Karl-Josef Kuschel
  • Bíblia e literatura: o Nazareno beat. Artigo de Gianfranco Ravasi
  • Literatura em barbante
  • Euclides da Cunha, Kafka, Morrison, Conrad e Balzac: a literatura para pensar o Brasil. Entrevista especial com Kelvin Falcão Klein
  • Quatro mil números da revista La Civiltà Cattolica: um pouco de história
  • La Civiltà Cattolica, nº 4000: "Presente nas mudanças em curso, com um catolicismo claro, mas não tribal"
  • Fé, cultura e sociedade. Artigo de Gianfranco Ravasi
  • Bispo afirma a necessidade de um reexame total da fé e da cultura católicas
  • "A teologia deve dar as razões da fé. E estimular a cultura moderna"

Notícias relacionadas

  • O combate à Aids na África e o papel das religiosas

    Depois de uma longa carreira na academia, a maioria dos estudiosos esperam por uma aposentadoria livre das demandas do ensino, da [...]

    LER MAIS
  • "A globalização é uma uma nova forma de colonização". Entrevista com Marc Augé

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados